"Derechos humanos" é a linha de pesquisa do mestrado em Direito da Universidade Carlos III de Madri (http://www.uc3m.es/). O Instituto Bartolomé de las Casas é o responsável pela organizaçao e conduçao do curso, que é parte integrante do Doutorado em Direitos Fundamentais.
A marca especial do curso é seu enfoque jusfilosófico (embora nao se descuide da abordagem desde a perspectiva do direito internacional). Figuras como Gregório Peces-Barba, Perez-Luño, Eusébio Fernandez, Elias Díaz, históricos representantes da filosofia do direito espanhol, sao presenças constantes, além de professores-visitantes de fora como Boaventura de Souza Santos, Leonardo Boff, Mario Losano, Ronald Dworkin (este, talvez, o mais destacado e seguido jusfilósofo atualmente vivo).
Contudo, todavia, entretanto, há uma quase completa ausência de referências ao pensamento jurídico latino-americano, e muito menos brasileiro. Infelizmente, o ranço eurocêntrico sutilmente (ou nao tanto) resiste. Já surgiu a idéia entre os colegas latinos de fundarmos um grupo que chamaremos de "Pensamento jurídico marginal", pra ser contraponto, pra promover a dialética fecunda da divergência e diversidade de idéias.
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos".
(Declaraçao Universal, art. 1º)
Nenhum comentário:
Postar um comentário