Itabunenses sao ordenados diáconos em Roma
No último dia 3 de maio, no Santuário La Scala Santa, situado na jurisdiçao do Vaticano, foram ordenados diáconos José Secundino Mendes Oliveira, Márcio Santos de Souza, naturais de Itabuna, e Alessandro dos Santos Alves, de Jequié. Os três receberm o 1º grau do sacramento da ordem, o diaconato, estando aptos, depois de um período de exercício do ministério, a se tornarem sacerdotes. Terao como missao celebrar batizados, distribuir a comunhao, assistir a casamentos, proclamar o Evangelho nas missas, e promover iniciativas em favor dos mais necessitados.
A cerimônia foi presidida pelo cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de Sao Paulo e atual Prefeito da Congregaçao para o Clero, departamento da Santa Sé, diretamente subordinado ao Papa, responsável por cuidar dos assuntos relacionados aos sacerdotes católicos do mundo.
Os novos diáconos sao membros da Congregaçao dos Padres Passionistas, que, em Itabuna, desenvolvem suas atividades na Paróquia Santa Maria Goretti, no Bairro Mangabinha. Há pouco mais de dois anos, os três religiosos vivem em Roma, onde realizam estudos de teologia.
Os dois itabunenses sao destacadas figuras em suas comunidades de origem. Márcio Santos teve importante participaçao na formaçao e animaçao dos grupos de jovens da comunidade católica do Bairro Lomanto. Estudou filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus (ITI) e está concluindo a graduaçao em Teologia pela Universidade Lateranense.
Secundino Mendes, popularmente conhecido por Dino, é do Bairro Sao Caetano, paroquiano de Santa Rita de Cássia, igreja na qual, desde cedo, iniciou e protagonizou diversas iniciativas de cunho eclesial e social. Teve passagem das mais destacadas na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), seja como aluno do curso de Filosofia, seja como participante ativo do movimento estudantil na diretoria do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Atualmente está concluindo mestrado em teologia também na Universidade Lateranense.
A partir de agora, os neo-ordenados exercerao suas funçoes na comunidade religiosa em que vivem e no Santuário La Scala Santa, que é um dos principais pontos de peregrinaçao de Roma, por albergar – segundo contra a tradiçao católica – a escada pela qual subiu Jesus Cristo ao ser levado à presença de Pilatos antes da crucificaçao, e que foi trazida a Roma, como relíquia, por Santa Helena, mae do Imperador Constantino, no ano de 326.
Entre dezembro próximo e janeiro de 2009, os religiosos serao ordenados padres, cada um em sua terra natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário