quinta-feira, 29 de maio de 2008
Historias olvidas II - A justiça vê
A história oficial do Brasil continua atraindo inconfidências, deslealdades, às primeiras revoltas pela independência nacional.
Antes que o príncipe português se transformasse em imperador brasileiro, houve várias tentativas patrióticas. As mais importantes foram as de Minas Gerais e da Bahia.
O único protagonista da Inconfidência Mineira que foi enforcado e esquartejado, Tiradentes, era um militar de baixa graduação. Os demais conspiradores, senhores da alta sociedade mineira fartos de pagar impostos coloniais, foram indultados.
No fim da Inconfidência Baiana, o poder colonial indultou todos, com quatro exceções: Manoel Lira, João do Nascimento, Luís Gonzaga e Lucas Dantas foram enforcados e esquartejados. Os quatro eram negros, filhos ou netos de escravos.
Há quem acredite que a Justiça é cega.
(Relato do livro Espelhos, de Eduardo Galeano)
Sugestao de livro: Espelhos, de Eduardo Galeano
"Espelhos, uma história quase universal", é o último livro de Galeano, este fabuloso escritor uruguaio, intelectual comprometido com a história e a dignidade dos vencidos. Fui ao lançamento desse livro aqui em Madri, ontem, e o comprei imediatamente. É mais uma preciosidade, assim como aquele inquietante Veias abertas da América Latina ou O mundo de cabeça para baixo.
Galeano nos brindou ontem com a leitura de alguns dos quase 600 relatos que o livro contem; falou de tantas e tantas histórias esquecidas, de tantas e tantas mentiras contadas, de tantas e tantas injustiças cometidas, num tom simples, poético, irônico, leve, esperançoso e verdadeiro.
"Espelhos" é dessas obras que surgem pra serem lidas e relidas, dessas que nao podem nao ser lidas e relidas.
Na abertura, encontramos escrito:
Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos nos recordam.
Quando nos vemos, nós os vemos.
Quando nos vamos, eles se vão?
E na última capa:
Este livro foi escrito para que não se vão.
Nestas páginas se unem o passado e o presente.
Renascem os mortos, os anônimos têm nome:
os homens que levantaram os palácios e os templos de seus senhores;
as mulheres, ignoradas pelos que ignoram o que temem;
o sul e o oriente do mundo, desprezados pelos que desprezam o que ignoram;
os muitos mundos que contêm e esconde;
os pensadores e os sentidores;
os curiosos, condenados por perguntar,
e os rebeldes e os perdedores e
os loucos lindos que foram e são o sal da terra.
Sem mais palavras. Vamos à leitura, com a recomendaçao de dedicar mais atençao aos relatos de grandes "espelhos" brasileiros: a inconfidência mineira, a história de Rosa Maria (a primeira negra alfabetizada do Brasil) e outras...como disse Emir Sader, "grandes espelhos em que reconhecemos o mundo que criamos e recriamos todas as horas, mas em que fingimos não nos reconhecermos".
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Historias olvidadas - I
A primeira "história olvidada" eu tiro do livro que me inspirou esta seçao: Espejos - uma historia casi universal, de Eduardo Galeano.
O título é "Fundación de la belleza", e como nos contou hoje o próprio Galeano, no lançamento de seu livro, foi inspirado nas pinturas rupestres que se conservam num certo museu, visitado pelo autor em determinada ocasiao.
"Están allí, pintadas en las pareces y en los techos de las cavernas. Estas figuras, bisontes, alces, osos, caballos, águilas, mujeres, hombres, no tienen edad. Han nacido hace miles y miles de años, pero nacen de nuevo cada vez que alguien las mira.
¿Cómo pudieron ellos, nuestros remotos abuelos, pintar de tan delicada manera? ¿Cómo pudieron ellos, esos brutos que a mano limpia peleaban contra las bestias, crear figuras tan llenas de gracia? ¿Cómo pudieron ellos dibujar esas líneas volanderas que escapan de la roca y se van al aire? ¿Cómo pudieron ellos...?
¿O eran ellas?"
A história olvidada desse texto é clara: a mulher, esquecida, abandonada, invisibilizada; alvo da injustiça secular de nao ver reconhecido o seu papel na construçao da HUMANIDADE.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
I Encuentro Internacional de Becarios IFP/Fundaçao Ford en España
Éramos cerca de 40 bolsistas, originários da América Latina e África. A proposta mais interessante foi a da criaçao de uma Rede de Bolsistas e ex-Bolsistas, com o intuito de trocar experiências, proporcionar ajuda mútua e manter vivos os laços construídos.
Mais detalhes, clicar: I Encuentro Internacional de Becarios IFP en España
I Congresso dos Petistas do Exterior
O encontro terá como pauta:
a) conjuntura nacional; b) conjuntura internacional e tarefas dos petistas residentes no exterior; c) organização dos petistas no exterior.
Os delegados serao eleitos em cada localidade onde há petistas organizados (constituídos em núcleos ou nao), a saber: Alemanha: Berlim, Frankfurt e Stuttgart; Argentina: Buenos Aires; Austrália: Adelaide; Bélgica: Bruxelas; Chile: Santiago; Cuba: Havana e Camaguey; Dinamarca: Copenhague; Estado Espanhol: Barcelona, Madri e Santiago de Compostela; EUA: Boston, Nova York e Washington; Finlândia: Helsinque; França: Paris; Holanda: Amsterdã; Itália: Florença, Roma e Turim; Portugal: Lisboa e Porto; Reino Unido: Londres; Rússia: Moscou; Suíça: Genebra.
Maiores detalhes em: http://www.pteuropa.blogspot.com/
Um bate-papo com Joao Felício, da CUT
Estive, recentemente, em Lisboa participando de um seminário realizado pela CUT e pela CGTP, a maior central sindical de Portugal. O evento amplo contou com a presença de várias centrais sindicais da Europa e dos governos de Portugal e do Brasil.
Estiveram presentes, da parte brasileira, Luiz Dulci, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Carlos Gabas, secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, e Paulo Sérgio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração. Do PT, o Dep. Federal Nilson Mourao e o Sec. de Relaçoes Internacionais, Valter Pomar.
Pela CUT, estava presente o Secretário de Relaçoes Internacionais e ex-presidente da entidade, Joao Felício, com quem tive um excelente bate-papo, publicado originalmente no Pimenta na Muqueca.
(leia mais, clicando no título acima)
Publicado no site Pimenta na Muqueca
Estou ainda meio atônito com a repercussão da saída da Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Sabia do prestígio internacional da senadora, mas não imaginava que tivesse proporções tão formidáveis.
Atrevo-me a dizer que, considerando-se o âmbito do poder político e o círculo ambientalista, a ex-ministra rivaliza em pé de igualdade com Lula, em termos de admiração, respeito, prestígio. É tida como uma das maiores autoridades mundiais em matéria ambiental – acabo de confirmar.
(leia mais, clicando no título da matéria)
sábado, 17 de maio de 2008
Moisés, de Michelangelo
De fato, olhando-a, é perfeitamente possível imaginar a alucinaçao que lhe assaltou. Só nao é perfeita por que, justamente, nao fala. O realismo é impressionante: os músculos, a expressao facial, a túnica que recobre o corpo....e tudo isso feito num único pedaço de mármore de Carrara!
O "Moisés" se encontra na entrada da Igreja de San Pietro in Vincoli, em Roma. É, sem dúvida, uma das maiores obras-primas de Michelangelo, junto com o Davi (que está em Florência, na Galeria da Academia), La Pietà do Vaticano (que se acha na Basílica Sao Pedro), e a pintura do teto da Capela Sistina, retratando o Gênesis.
Indo a Roma e Florência, é obrigatório conhecer e admirar as obras desse renascentista que foi escultor, arquiteto, pintor e até poeta.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Sugestao: show de Joao Gilberto e Caetano
Vale a pena conferir.
Destaco todas as músicas que tem a BAHIA como tema:
Bahia com H (Clique)
Acontece que eu sou baiano (Clique)
Eu vim da Bahia
E mais, a ternura de Avarandando e a improvisaçao de O Pato. Formidável.
(Aqui)
(Aqui)
Quatro imagens de Pisa

Praça dos Milagres e o conjunto dos principais monumentos: o batistério, a catedral e a torre.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Rima a uma amiga especial: Nahama!

quarta-feira, 14 de maio de 2008
Quatro imagens de Roma
Tom e Joao Gilberto
Encontro de Joao Gilberto e Tom Jobim em 1992, 30 anos depois. Aqui, tocam e Joao Gilberto canta o hino Chega de Saudade. É emocionante. Divirta-se clicando aqui.